O que é Mindfulness? Conheça os benefícios e como praticar!
top of page

O que é Mindfulness? Conheça os benefícios e como praticar!

A palavra Mindfulness pode ser traduzida para o português como “Atenção Plena”. Mas o que ela significa? E como você pode utilizá-la para se beneficar?



A expressão Atenção Plena significa: Viver no presente com uma consciência alerta e também aberta. Sendo o contrário de uma mente multi-tarefa, Mindfulness é um estado mental que lhe permite prestar atenção propositalmente no momento presente.

A meditação Mindfulness é uma das inúmeras práticas de meditação que treinam sua mente através de um foco consciente e deliberado na respiração, uma sensação no corpo, uma objeto, palavra ou som. A meditação estabiliza a mente para que possamos ver com maior clareza como as coisas realmente são.


Os benefícios da meditação incluem aumento na concentração, melhora da produtividade, aumento da resiliência física e psicológica e melhora na capacidade de responder habilmente a situações estressantes. A meditação também é eficaz para diminuir a depressão, reduzir a dor física, abaixar a reatividade emocional e reduzir a dependência de comportamentos prejudiciais à saúde. Existem inúmeros benefícios e iremos escrever um arigo apenas para explicar como eles funcionam.

Você já sabe o que signfica e seus benefícios, mas como praticar?



Aqui vem uma boa notícia, existem inúmeras formas de praticar e você pode encontrar a que você mais prefere.

Entendendo realmente o significado de Atenção Plena escrito no texto, você pode até mesmo criar sua própria prática! Uma maneira de iniciar é utilizando um objeto escolhido por você. Você deve se sentar confortável, em um lugar calmo, muito parecido como uma preparação para meditar. Após respirar fundo 5 vezes você deve começar a observar o objeto escolhido (se for um objeto especial, que você tenha apego é melhor ainda). Repare que eu escrevi "observar" e não analisar, caracterizar, julgar, quantificar, dar qualidades etc. Para você entrar em um estado de Atenção Plena você deve apenas observar sem julgamento algum. Não é fácil concentrar toda a sua atenção em apenas observar, a sua mente irá tentar desviar a atenção ou qualificar o objeto. Porém deixando sua mente fazer isso, você sairá do momento presente e em poucos segundos estará no passado ou no futuro.

Essa mesma técnica funciona observando a sua própria respiração. Você pode praticar deitado ou sentado, porém o local deve ser calmo. Caso seja iniciante sugiro utilizar um Japamala de 27 contas. Comece a respirar conscientemente, sentindo seu peito abrindo quando puxa o ar, e se contraindo quando solta o ar. A cada respiração avance um conta do seu Japamala. Quando completar 27 repetições você deve parar e observar como foi a prática.


Espero que esse texto tenha te ajudado a entender e como praticar o Mindfulness! Caso tenha ficado qualquer dúvida fique a vontade para deixar seu comentário que responderei com o maior prazer.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page