Um Japamala, ou Mala, é um cordão de contas usado na meditação para contar mantras, orações ou intenções. Japamalas também são usados para contar respirações ou usados em uma meditação de gratidão.
O termo Japamala, tem origem no sânscrito e é uma palavra composta, formada por duas outras. Uma delas é o “japa” que nada mais é que o ato murmurar mantras ou nomes de divindades. A outra palavra, “mala”, significa guirlanda, ou cordão. Sendo assim, Japamala significa cordão de contas para murmurar. Esse amuleto é um tipo de cordão de meditação ou de oração e são ferramentas antigas que foram desenvolvidas para manter a mente focada e livre de pensamentos.
Um Japamala completo contém 108 contas e mais um guru, também chamado de meru. Normalmente, um mala de 108 contas é comprido o suficiente para ser usado como colar. Ele também pode ser feito com 54 contas, meio mala, ou como um mala de pulso com 27 contas para ser usado como uma pulseira. O meru (montanha) é freqüentemente maior que as outras contas e fornece um ponto inicial e final para contar as repetições do mantra. Um tassel de franjas é conectado no meru para finalizar o mala. Contas de Mala também são chamadas de contas de mantra, contas de meditação, rosários hindus ou contas de oração budistas.
Os malas são usados em tantas tradições espirituais por tanto tempo pois essa prática traz muitos benefícios poderosos para o corpo, mente e espírito.
Comments